CiaTour Viagens e Turismo

Curiosidades sobre os cruzeiros marítimos

banner1noticia

Você já parou para pensar sobre como as coisas funcionam em um navio? Como funciona a produção de comida? Para onde vai o lixo? Como é filtrada a água da piscina? Qual é a velocidade de um cruzeiro? Esses detalhes quase nunca interferem na viagem, mas são algumas dúvidas que, com certeza, alguns hóspedes já tiveram. Então, vamos esclarecer essas curiosidades sobre o funcionamento dos cruzeiros marítimos.

– A água utilizada nas piscinas dos navios é coletada do mar, tratada com sal (salinizada), para utilização na área aquática. Todas as noites (durante as madrugadas), as piscinas são esvaziadas, limpas e preparadas para o dia seguinte.

– Para um cruzeiro de 07 noites, um navio da MSC Cruzeiros consome três toneladas de combustível por hora. Isso totaliza mais de 500 toneladas de consumo de diesel por semana!

– Em uma viagem num navio da MSC, são consumidos, por dia: 4.800 kg de carnes (gado, frango, suínos e peixes), são preparadas mais de 40.000 refeições e são consumidas mais de 20.000 sobremesas.

– No Brasil, em uma viagem de 7 dias para aproximadamente 1500 passageiros, são consumidos, em média: 3.200 kg de carne, 1.650 kg de peixe, 1.600 iogurtes, 160 kg de café e 1.700 litros de leite.

– O cassino e as lojas Duty Free só funcionam enquanto o navio estiver em movimento.

– A velocidade de um navio é de, em média, 40 km/h.

– A moeda oficial dentro dos cruzeiros é o dólar (isso serve também para as rotas dentro do Brasil), por isso, não são aceitos cartões de débito e crédito nacionais ou cheques a bordo.

– O destino do lixo dos navios passa por um processo de transformação antes de ser despejado no mar. Os navios são equipados com incineradores, compactadores e trituradores, fazendo com que o lixo biodegradável seja despejado no mar sem agredir o meio ambiente. Cada navio possui sua própria usina de reciclagem, separando alumínio, plásticos e produtos orgânicos. Os produtos orgânicos (não consumidos durantes as refeições), são processados e viram “comida de peixes e gaivotas”.

– Os navios da MSC Cruzeiros (classe FANTASIA), são os primeiros no mundo a ter escadas com degraus de cristais de Swarovski.

– A acústica e dimensão dos teatros dos navios da MSC Cruzeiros são fiéis aos teatros da Brodway.

– Para geração de energia, são utilizados 05 geradores elétricos de 40.000KW de potência para propulsão e 10MW de energia para funcionamento e serviços de bordo (iluminação, ar condicionado, refrigerações, etc). A energia produzida por um navio de cruzeiros é suficiente para abastecer uma cidade com 40.000 habitantes.

Fale conosco
Envia pelo WhatsApp